Ministra da Saúde prestará esclarecimentos sobre ações de prevenção à dengue e enfrentará questionamentos sobre a crise nos hospitais federais do Rio e repasses de verbas para municípios controlados por aliados.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, será interrogada pela Comissão de Saúde da Câmara nesta quarta-feira. Oficialmente, ela foi convidada a prestar informações sobre as ações de prevenção e combate às arboviroses, com foco na dengue. No entanto, espera-se que ela também seja questionada sobre a crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro e os repasses de verbas para municípios controlados por aliados.

As denúncias de irregularidades e negligência nos hospitais federais do Rio de Janeiro têm gerado preocupações, incluindo indícios de mau uso de dinheiro público e corrupção. Além disso, as unidades enfrentam condições precárias e dificuldades para atender os pacientes. As denúncias resultaram na queda de diversos gestores, incluindo o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda.

A crise nos hospitais federais do Rio também gerou atritos entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A edição de uma portaria do governo, que estabelece novas regras para liberação de recursos na área da Saúde, teria sido o estopim para o rompimento entre os dois. A nova norma condiciona transferências à aprovação de um colegiado formado por gestores estaduais e municipais do SUS em cada estado.

Link para a matéria completa: https:+//oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/04/10/alvo-do-congresso-nisia-sera-interrogada-pela-camara-em-meio-a-crise-em-hospitais-federais.ghtml?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp